PRINCIPAIS PROBLEMAS PARA ENGRAVIDAR
É difícil acreditar que nos dias de hoje a infertilidade seja um problema na vida de tantos casais, visto a quantidade de
crianças nascendo no mundo. Mas, por incrível que pareça, de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 278 mil casais encontram dificuldade para engravidar em algum momento.
A boa notícia é que, se o problema detectado com antecedência, existem inúmeras soluções que podem ajudar a mulher a engravidar.
Carolina Ynterian, Bioquimica com especialização em biologia molecular, diz quais são as causas mais comuns que afetam as mulheres e são responsáveis por cerca de 40% dos casos de infertilidade:
· Síndrome dos ovários Policísticos: causada por um desequilíbrio hormonal e excesso de hormônio masculino, provoca irregularidades na menstruação, aumento dos pêlos, ganho de peso e acne. A ovulação também fica muito comprometida, o que dificulta a gravidez. Ressalta-se que a gestação pode ocorrer neste quadro.
· Endometriose: Doença que ocorre quando a mucosa que reveste o útero é expelida dentro da cavidade do abdômen ao invés de ser eliminada através do canal vaginal junto com o sangue menstrual e acaba dificultando a concepção.
· Problemas ovulatórios: Principal causa de infertilidade nas mulheres, geralmente o que ocorre é uma falha na liberação de hormônios, irregularidade no ciclo menstrual ou problema nos ovários. Mediante isso, a ovulação fica prejudicada ou completamente ausente.
· Alterações da tireóide: Aumento ou diminuição da função da glândula tireóide leva a um desequilíbrio hormonal, o que reflete no funcionamento dos ovários, consequentemente, na produção dos hormônios LH e FSH.
· Aumento da prolactina: quando há aumento deste hormônio, os ovários não funcionam direito, o problema pode bloquear ou interferir a ovulação.
Outro fator que impede muitas mulheres de engravidar é a falta de conhecimento a respeito do seu período fértil. Através dele, é possível saber qual a data mais propícia para engravidar. Para auxiliar o monitoramento do ciclo da mulher, para que possa descobrir seu dia fértil, existem testes de farmácia como o Confirme Fertilidade.
“É importante deixar claro, que uma consulta com o seu médico de confiança é indispensável, para que ele informe os procedimentos a serem tomados após o primeiro passo, que é o teste feito em casa”, adverte Carolina Ynterian.
Fonte:http://www.atribunamt.com.br/2010/11/principais-problemas-para-engravidar/
|