Perguntas e Respostas

1. O que é endometriose?

A endometriose é a presença de tecido semelhante àquele que reveste o interior o útero (endométrio) em outras partes do útero ou em outros órgãos da pelve. A endometriose é dolorosa, pois sofre influência das oscilações hormonais. Isso significa que os focos de endometriose sangram todo mês durante o seu período normal, mas o sangue não tem para onde ir. Além de ser dolorosa, a endometriose também pode tornar difícil a gravidez – uma condição conhecida como infertilidade.

2. O que causa a endometriose?

Embora ninguém saiba ao certo como a endometriose ocorre, há duas teorias prováveis para seu desenvolvimento:

- pedaços do tecido que reveste o útero, ao se desprenderem durante a menstruação, vão para o exterior do útero pelas tubas uterinas;

- áreas de células no exterior do útero transformam-se em áreas de endometriose sob a influência das oscilações hormonais do ciclo menstrual.

A endometriose não é uma doença transmissível e não há como prevenir seu aparecimento.

3. Quais são os sintomas mais comuns?

O sintoma mais comum causado pela endometriose é a dor. Esta ocorre em geral, na parte inferior do abdômem e na pelve e pode fazer com que a relação sexual seja dolorosa. A dor começa, com freqüência, antes do início da menstruação, tornando-se progressivamente maior até o início do sangramento, diminuindo gradativamente após.

Se a endometriose estiver localizada na bexiga ou no intestino, pode causar sintomas urinários ou intestinais durante a menstruação, como, por exemplo, dor urinar ou diarréia.

A dor crônica pode levar a problemas como cansaço, perda de sono, alteração de humor, depressão, tensão pré-menstrual e dor lombar.

Caso você tenha algum dos sintomas descritos aqui, deve consultar seu médico.

4. Como a endometriose é diagnosticada?

Provavelmente você será submetida a uma operação denominada laparoscopia, que permite ao médico examinar a parte externa do útero, e os órgãos circunvizinhos a ele, por meio de um pequeno tubo inserido através da parede de seu abdômen.

A endometriose aparece como “manchas” pretas ou vermelhas. Algumas vezes ela pode causar o aparecimento de cistos nos ovários. Estes, gradualmente, enchem-se de sangue, adquirindo com o tempo, coloração marrom e consistência pegajosa que se assemelha `a do chocolate derretido sendo por isso denominados “cistos de chocolate”.

5. A endometriose afetará minhas chances de engravidar ?

A endometriose é freqüentemente encontrada em mulheres que não tenha obtido o sucesso em engravidar. A presença da endometriose não significa que você seja infértil. Mesmo na presença de pequena quantidade de endometriose, e quando aparentemente os órgãos estão normais, parece haver problemas no transporte e na fertilização dos óvulos liberados pelos ovários. Nos casos mais graves, a liberação dos ovários pode ser comprometida ou as tubas uterinas podem ficar bloqueadas.

Ter endometriose não significa que você não pode engravidar. Na realidade, em alguns casos, a gravidez pode aliviar os sintomas da doença. É importante conversar com seu médico a respeito de seu desejo de engravidar.

Por meio do diálogo, seu médico será capaz de recomendar o tratamento mas adequado, a fim de melhorar suas chances de engravidar.

Quer fazer uma pergunta? Clique aqui.