SAIBA COMO SE ORIGINA A ENDOMETRIOSE

A endometriose se dá quando o endométrio, tecido que reveste a cavidade do útero, se implanta fora do órgão. Durante a menstruação fragmentos desse tecido que descama podem caminhar pelas tubas (antigamente denominadas trompas de Falópio) se implantar na cavidade abdominal e crescer sob a ação dos hormônios femininos, provocando uma inflamação.

Uma vez instalada a doença causa alterações intestinais durante o período menstrual, como diarreia, dor durante o ato de evacuar e dor durante o ato sexual. A maior consequência, porém, se dá no estágio avançado da doença e quando existe a obstrução nas tubas que possa impedir o óvulo de chegar ao espermatozóide. Questões hormonais e imunológicas podem também impedir a gravidez em algumas mulheres, mesmo as que apresentam quadros mais leves da doença.

A endometriose é diagnosticada com a análise da cavidade abdominal e dos pontos comprometidos pela doença. O tratamento consiste em ressecar, através de laparoscopia (por incisão abdominal onde se introduz um telescópio fino chamado laparoscópio), focos que porventura se encontrem nos ovários, trompas, útero, peritônio e intestino.

Só em casos que apresentam aderências ou sangramentos são indicados a realização de cirurgia convencional. Grande parte das pacientes consegue engravidar após o tratamento, principalmente aquelas que não tenham sofrido obstrução nas tubas que transportam o óvulo até o útero.

Por Yasmin Barcellos

Fonte: http://www.dgabc.com.br/News/5892749/saiba-como-se-origina-a-endometriose.aspx