NOVOS TRATAMENTOS PARA OS MIOMAS EVITAM A RETIRADA DO ÚTERO

Mioma! A maioria das mulheres que tem morre de medo de ter que retirar o útero. Assusta mesmo, mas o programa Bem Estar, da Rede Globo, de sexta-feira (10) de fevereiro, apresentou a embolização, uma técnica que trata o mioma e preserva o útero. O ginecologista Renato Kalil explicou como funciona. E mais: quase 80 milhões de brasileiros têm varizes. O cirurgião vascular, Sérgio Belczak, explica como tratar e fala ainda sobre um tipo de varizes que muitas vezes é confundida com a endometriose: as varizes pélvicas.

Saiba mais

Técnica de embolização – Embolização é uma técnica pouco invasiva que entope artérias ou veias que estão causando ou piorando um problema. A técnica é usada em 3 situações: mioma, para o tratamento de varicoceles e varizes pélvicas. Existem 3 tipos de mioma: dentro, fora e no músculo do útero. O tratamento varia de acordo com o tipo de problema.

Os miomas precisam ser retirados quando são muito grandes, pequenos, mas sintomáticos ou estão fora do útero comprimindo outros órgãos, como a bexiga e o intestino. Os miomas não precisam ser retirados quando são pequenos e assintomáticos.

É preciso tirar o mioma para engravidar? Sim. Todo mioma dentro do útero, independente do tamanho, tem que ser retirado em casos em que a mulher pretende engravidar. O primeiro motivo é que ele ocupa um espaço e impede que o embrião grude no órgão. O segundo motivo é que durante a gravidez, quando há um bombardeio de estrógeno, o mioma pode dobrar de tamanho.

Assista à reportagem completa aqui.