EXTRAIU MIOMA DE QUASE 4 QUILOS E SALVOU A VIDA DA MÃE DO BEBÊ

Para Nora Godoy Pineda (27), véspera de Natal, certamente será de grande alegria, porque seus médicos conseguiram fazer um "milagre" em sua vida, durante um procedimento cirúrgico que permitiu remoção de um tumor de quatro quilos, que ameaçava não só contra a sua existência, mas também o de sua filhinha crescendo em seu útero.

De acordo com especialistas em ginecologia, tais casos são muito raros e não há mais registros em seu país (Honduras), acrescentando que a miomectomia é o primeiro que fez sucesso e alcançou um tumor removido completamente, salvando assim a vida de um feto 16 semanas de gestação.

O médico José Heriberto Palencia, que executou a cirurgia dedicada, explicou que o caso de Godoy Pineda é especial, assim como ser a sua primeira gravidez, o "mioma" estava no fundo do útero, o que pode causar sangramento, gerando extração da matriz completa com o bebê, fato que foi evitada, graças ao processo que envolveu também o seu colega Armando Abreu, entre outros.

"Ela passou por uma tomografia computadorizada para refinar o diagnóstico, a detecção de dois miomas, no entanto, para realizar a cirurgia foi considerado como uma massa única pesando 3,6 kg, simulando uma gravidez na fase final ", disse Palencia.

Ele disse que os cirurgiões descobriram que os miomas vieram para o processo xifóide, ficando preso no fundo do útero, perto da placenta, "então o nosso medo era que não podíamos parar o sangramento, apesar de que não toque na cavidade uterina, poupando assim o paciente e seu bebê. "

O mioma foi detectado pelo centro de cuidados de saúde em fevereiro passado (2010), onde foi dado um tratamento que supostamente eliminaria a massa. Mas continuou a crescer, por isso, vendo-a frágil, Pineda decidiu ir para Catarino Rivas, onde em julho realizou a uma série de testes.

A cirurgia foi realizada em 20 de novembro, quando ela apareceu assustada, já com uma gravidez de 16 semanas. Elas (mamãe e bebê) continuarão a ter um controlo rigoroso, como o processo de gestação em cada etapa sendo monitorada, para minimizar qualquer inconveniente.

Realizada novamente após um ultra-som de rotina, Godoy Pineda estava muito animada para ouvir o coraçãozinho de seu filho bater, e que o médico confirmou estar forte e saudável.

A futura mãe, residente na colônia San Luis, onde junto com seu marido e outros membros da família, sentem-se abençoados pelo "milagre" em seu útero, esperando para ver o rosto da sua pequena criança muito em breve.

"Eu tenho fé em Deus que meu bebê não terá problemas no nascimento, posso imaginar como será seu rosto, sua pele e, sobretudo, seu sorriso; gerarei-o até o último momento com todas as minhas forças, mas eu ainda não havia entre meus braços, eu te amo ", repetiu a mãe.

Fonte: http://www.latribuna.hn/web2.0/?p=222863
Traduzido por Google Translator



Av. dos Andradas, 3323 - Sala 804 - Sta Efigênia - B.Horizonte
Tel.: (31) 2510-3355 e (31) 2510-3311
Próximo ao Hospital Militar, estacionamento pela Av. Contorno
Como Chegar
Veja no Google Maps como
chegar em nossa clínica