Cidadã com mioma de sete kg operada no hospital central

Uma cidadã de 35 anos de idade foi operada hoje, no Hospital Central da cidade do Huambo, para a retirada de um mioma de sete quilogramas, que se encontrava no útero.

O mioma, segundo o médico gineco-obstetra Aleh Trukhan "Oleg", era do tipo multinodular e apresentava polipose de endométrio, sendo, por essas características, considerado pouco frequente.

O especialista explicou que a paciente deu entrada ao banco de urgência do hospital com a barriga dilatada, como que se estivesse grávida, mas depois de realizada uma ecografia de emergência diagnosticou-se mioma.

Aleh Trukhan, de nacionalidade bielorussa, disse supor que o mesmo tenha sido provocado pelo estado de obesidade da paciente, associado a algumas complicações frequentes em mulheres que deixam de dar à luz e que não fazem regularmente exames de ginecologia.

Disse ser pouco provável que o mioma seja do tipo maligno, dada as características que apresenta. Ainda assim, anunciou que será objecto de investigação, para identificar-se as suas reais causas e possíveis efeitos nocivos à saúde da paciente, após ter sido retirado do organismo.

Os miomas, de acordo com pesquisas, são os tumores benignos (não cancerosos) mais comuns do trato genital feminino. Eles também são conhecidos como fibromas, fibromiomas ou leiomiomas.

Desenvolvem-se na parede muscular do útero e, embora nem sempre causem sintomas, o seu tamanho e localização podem causar problemas em algumas mulheres, como sangramento ginecológico importante e dor no baixo ventre.

As causas exactas do aparecimento dos miomas não são bem estabelecidas, mas os pesquisadores acreditam que haja tanto uma predisposição genética, quanto uma maior sensibilidade à estimulação hormonal (principalmente estrogênio) nas mulheres que apresentam miomas.

Fonte: http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/saude/2010/2/9/Cidada-com-mioma-sete-operada-hospital-central,45b35f31-60b5-4634-be8f-b8d1f97cadbd.htm

 



Av. dos Andradas, 3323 - Sala 804 - Sta Efigênia - B.Horizonte
Tel.: (31) 2510-3355 e (31) 2510-3311
Próximo ao Hospital Militar, estacionamento pela Av. Contorno
Como Chegar
Veja no Google Maps como
chegar em nossa clínica