PESQUISA DESCOBRE RELAÇÃO ENTRE IDADE E INFERTILIDADE FEMININA

Uma pesquisa publicada no site do jornal britânico 'Independent' na sexta-feira revelou como funciona o mecanismo de "envelhecimento reprodutivo" das mulheres, apontando uma possível causa para tal fenômeno do corpo feminino.

Segundo os cientistas, a fertilidade começa a declinar rapidamente depois dos 35 anos o que pode explicar o motivo de mães mais velhas terem menor probabilidade de conceber uma criança. A descoberta, segundo eles, é para encontrar uma solução de como retardar este processo.

Publicada na revista Current Biology, o estudo afirma que a perda de proteínas tidas como fundamentais para a "cola" que segura os cromossomos juntos, são chave para o envelhecimento reprodutivo. Apesar de não terem encontrado uma solução para a infertilidade, pode ser um sinal de que nem tudo está perdido, já que a partir dos 35 anos em diante, a mulher inicia um pânico que antes começava aos 30 anos.

O estudo de Newcastle, liderado por Mary Herbert, especialista em biologia reprodutiva do Instituto de Envelhecimento e Saúde, demonstrou, também, que partos de mulheres com 35 anos ou mais subiram 56% na última década e, entre as mulheres na faixa dos 40, a 90%. A gestação de bebês com síndrome de Down aumentou em mais de 70% nos últimos 20 anos, impulsionada pela tendência da maternidade tardia. Quase metade de todos os nascimentos são de mulheres de 35 ou mais hoje, mas os médicos dizem que o tempo biologicamente ideal para a gravidez é entre 20 e 34 anos.

Fonte: http://jbonline.terra.com.br/pextra/2010/09/06/e060916224.asp

 



Av. dos Andradas, 3323 - Sala 804 - Sta Efigênia - B.Horizonte
Tel.: (31) 2510-3355 e (31) 2510-3311
Próximo ao Hospital Militar, estacionamento pela Av. Contorno
Como Chegar
Veja no Google Maps como
chegar em nossa clínica