ENDOMETRIOSE RELACIONADA A FATORES AMBIENTAIS

Como já discutido em textos anteriores, a endometriose é uma patologia ginecológica, onde as células do endométrio (camada interna do útero), implantam-se fora do local de origem, podendo atingir os ovários, as trompas, o peritônio, as alças intestinais e a bexiga.

Ainda não sabemos, ao certo, as causas da endometriose, mas existem duas hipóteses: ou ocorre uma transformação do tecido (mesotélio) num tecido endometrial ou ocorre o implante de células endometriais provenientes do refluxo do sangue menstrual pelas trompas para a cavidade abdominal.

Algumas teorias relacionam a endometriose à dieta. A liberação de prostaglandinas parece dar origem tanto à endometriose quanto à dismenorreia (cólica menstrual). Os ácidos graxos da dieta são precursores das prostaglandinas. A endometriose depende do hormônio estrogênio. Uma relação entre a dieta e outras patologias dependentes do estrogênio também já foi mostrada.

A ingestão de fibras pode aumentar a excreção de estrogênio, podendo desempenhar um papel inverso no risco de endometriose, assim como a redução da ingesta de gordura, também diminuiria os níveis de estrogênio no sangue.

Dietas vegetarianas poderiam aumentar os níveis sanguíneos de ligantes e proteínas carreadoras de hormônios sexuais, diminuindo, assim, a concentração de estrogênio. O consumo de vitaminas do complexo B, magnésio e a suplementação de ômegas 3 e 6 podem melhorar os sintomas da endometriose. Da mesma forma, magnésio e vitamina B estão relacionadas à produção de prostaglandinas anti-inflamatórias e ao relaxamento miometrial.

Além disso, uma dieta rica em vegetais, vitaminas, ômega 3 e magnésio acaba diminuindo a ingesta de proteínas animais e, portanto, diminuindo o excesso de gordura corporal e a produção periférica de estrogênio.

Fonte: diHitt

Artigo Científico: scielo.br

 



Av. dos Andradas, 3323 - Sala 804 - Sta Efigênia - B.Horizonte
Tel.: (31) 2510-3355 e (31) 2510-3311
Próximo ao Hospital Militar, estacionamento pela Av. Contorno
Como Chegar
Veja no Google Maps como
chegar em nossa clínica