ENDOMETRIOSE: DOENÇA SILENCIOSA QUE AFETA MAIS DE 10% DE MULHERES

Uma doença que se instala no sistema reprodutor feminino e pode causar muita dor e até, a infertilidade

A endometriose é uma doença que atinge de 10% a 15% das mulheres em idade fértil e sua incidência aparece em 25% das mulheres acima de 35 anos. De acordo com estudos realizados por profissionais da área médica, a doença afeta a qualidade de vida de 25% das mulheres acima dos 35 anos, sendo que mulheres brancas, acima dos 20 anos, são mais propensas a sofrer de endometriose.
Segundo os conceitos da medicina, a endometriose é uma doença que atinge mulheres em idade reprodutiva e que consiste na presença do endométrio em locais fora do útero. Ou seja, o ‘endométrio’ é o nome que se dá à camada interna do útero, renovada mensalmente pelo processo natural da menstruação.
Os principais sintomas da endometriose são dor e infertilidade. As dores podem ocorrer antes ou durante o período menstrual. Ela surge de repente, trazendo transtorno físico, psíquico e social para a paciente.
Aproximadamente 20% das mulheres têm apenas dor, 60% têm dor e infertilidade e 20% apenas infertilidade. A dor da endometriose pode ser cólica menstrual intensa, dor abdominal na relação sexual, dor no intestino na época das menstruações ou uma mistura desses sintomas.
Quanto ao tratamento, ele varia conforme as decisões da paciente, levando-se em consideração o seu desejo de engravidar, a gravidade dos sintomas e a idade.

Fonte: http://www.jornaldimensao.com.br/?id=4&n=34373