75 bebes nascem apÓs miomas tratados

O tratamento de embolização dos miomas uterinos, realizado pela equipe de radiologia do Hospital de St. Louis, em Lisboa, liderada pelo médico Martins Pisco, já permitiu o nascimento de 75 bebes, informa o Correio da Manhã.

Foram tratadas 170 mulheres com miomas no útero que queriam ter filhos. Os resultados obtidos "garantem o maior número de casos com sucesso a nível mundial", diz ao CM Martins Pisco, que na terça-feira apresenta as conclusões do seu trabalho no encontro mundial de radiologistas, que se iniciou no sábado, em Lisboa.

"A embolização dos miomas uterinos é segura e eficiente, permitindo um alto valor de gravidezes espontâneas [53,8%] e de consequentes nascimentos [84%]", explica Martins Pisco, nas conclusões do estudo a apresentar no Centro de Congressos de Lisboa.

No congresso CIRSE, que reúne até quarta-feira sete mil especialistas em Lisboa, o estudo de Martins Pisco revela que para além dos 75 nascimentos mais 22 mulheres ficaram grávidas. Destas, 11 sofreram abortos espontâneos, duas abortos induzidos, houve um nado-morto e 8 aguardam pelo parto. A técnica de embolização implica a "colocação de cateteres nas artérias uterinas, através das quais são injectadas pequenas partículas de álcool polivenil ou de microesferas de embozene, com as quais se entope os ramos das artérias que irrigam os tumores", explica o radiologista. Ou seja, os tumores deixam de ser "alimentados" de sangue e vão reduzindo gradualmente de dimensão e, em muitos casos, desaparecem.

A equipa de Martins Pisco apresentou no domingo, no congresso realizado pela Sociedade Europeia de Radiologia de Intervenção Cardiovascular, os resultados de outro trabalho, obtidos com a embolização da artéria prostática. A técnica permitiu que 303 homens resolvessem a dificuldade de urinar, sem perder a erecção.

Remoção de tumores em análise

Especialistas de 80 países estão reunidos em Lisboa para a partilha de experiências na remoção de tumores com recurso à radiologia de intervenção. Esta área abrange a maior parte dos trabalhos que, ao longo de cinco dias, são expostos no Centro de congressos de Lisboa.

O desenvolvimento da tecnologia associada à radiologia de intervenção no tratamento dos derrames cerebrais é outro dos pontos em debate. Em paralelo ao congresso são organizados simpósios pela indústria farmacêutica.

Fonte: Pop.eu.com

 



Av. dos Andradas, 3323 - Sala 804 - Sta Efigênia - B.Horizonte
Tel.: (31) 2510-3355 e (31) 2510-3311
Próximo ao Hospital Militar, estacionamento pela Av. Contorno
Como Chegar
Veja no Google Maps como
chegar em nossa clínica